/ Notícias

Dia Nacional do Rádio - 25 de setembro

Dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Rádio, este meio de comunicação que está presente na vida de milhões de brasileiros. Ágil e com fontes confiáveis, o rádio ainda é muito utilizado para consumo de notícias, além de ser versátil, o que possibilita o público ouvir as melhores músicas em qualquer lugar.

Confira um pouquinho da história do rádio no Brasil:

1893 – O padre gaúcho Roberto Landell de Moura realiza algumas experiências e faz a primeira transmissão através de ondas eletromagnéticas, em São Paulo.

1922 - A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, aconteceu dia 07 de setembro de 1922. O Então presidente Epitácio Pessoa fez um discurso no Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

1923 – Roquette-Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora de rádio do Brasil em 20 de abril de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

1931 – No início da década de 30 já existiam 29 emissoras de rádio no Brasil. Sua programação era voltada para a elite e tinha uma finalidade cultural, com óperas, recitais de poesias e concertos.

1932 – O então presidente Getúlio Vargas assinou, em 1º de março de 1932, um decreto autorizando a veiculação de publicidade em rádios.

1935 – A Voz do Brasil foi instituída no formato de noticiário radiofônico e, 3 anos depois, passou a ser transmitida nacionalmente.

1941 – A primeira radionovela transmitida no Brasil foi ao ar pela Rádio Nacional em 1941 e se chamada “Em busca da felicidade”.

Ainda em 1941, surge o noticiário mais famoso do rádio brasileiro, o Repórter Esso. A primeira transmissão foi no dia 28 de agosto de 1941 com a voz de Romeu Fernandez.

Mas foi o gaúcho Heron Domingues que marcou a história do programa, que teve sua última transmissão em 1968.

1962 – A primeira transmissão do rádio via satélite é realizada em 1962. Mesmo ano em que Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão foi fundada.

1975 – Surgem as primeiras emissoras de frequência modulada (FM) no país.

1992 – Segundo o IBGE, o percentual de brasileiros que possuem rádio em casa chega a 90,3%.

2000 – No aniversário de 83 anos de transmissão analógica no brasil, as principais emissoras de rádio testam a difusão digital em sua programação.

2012 - No ano em que o rádio completa 90 anos, o governo promete que as diretrizes para a digitalização serão definidas, marcando o fim da transição para o modelo digital.

E quase um século depois da primeira transmissão oficial, o rádio ainda é presente na vida dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela Kantar Ibope, 53% da população ouve pelo menos um minuto de rádio todos os dias.

Então sintonize em 101.7 e continue se informando e ouvindo suas músicas preferidas com a gente! Feliz Dia do Rádio heart

Fonte: Mariana Ciscato